quinta-feira, 19 de junho de 2014

Treinador: Características importantes para se ser um bom Líder
 
Na problemática da Liderança não há receitas milagrosas. Não há Homens iguais, assim como, não há Líderes iguais. No desenvolvimento das competências de liderança num Treinador devemos, em primeiro lugar, perceber qual o seu perfil humano. As características pessoais têm um papel fundamental no estilo de liderança que se pode adoptar... para a sua equipa.
Provavelmente, seria estranho ver Del Bosque a usar um estilo de liderança mais agressivo, mais de “mind games” como Mourinho e ver este com uma liderança baseada na tranquilidade e até alguma pasmaceira, como é exemplo o discurso de Del Bosque. Diferentes mas ambos têm tido sucesso na sua carreira.
Em minha opinião, isto significa que não há uma referência enquanto Líder. O que realmente importa é o perfil humano e os valores de cada treinador para que se possa desenvolver competências de Liderança ajustadas a personalidade de cada um.
Contudo, todos os treinadores, independentemente, do seu perfil pessoal, deverão ter em atenção algumas características, como estas que aqui exponho:
Comunicação: Comunicar implica falar e escutar. É a arte de expor as ideia e receber o feedback apropriado;

Inteligência Emocional: Ter conhecimento das suas emoções e saber controla-las conforme o contexto;

Autoconfiança: Transmitir segurança e confiança em detrimento de medo e dúvidas;

Honestidade: Franqueza na abordagem. Sempre a verdade;

Ambição: Saber o que se quer, como alcança-lo e como levar a sua equipa com ele;

Empatia: Um Líder empático é aquele que conhece o que vai na "cabeça" dos seus jogadores e sabe como tirar proveito desse conhecimento;

Organizado: O planeamento estratégico permite estar mais perto do sucesso;

Delegar: delegar tarefas na sua equipa permite a todos os intervenientes estarem motivados e comprometidos com os objetivos da equipa;

Gestão de conflitos: Intervir ajustadamente e no tempo certo. Defendo que deve ser resolvido em grupo.

Estas são algumas características que me parecem relevantes. Para as desenvolver existem estratégias que o permitem. É só perguntar a um Coach perto de si…lol.

Sem comentários:

Enviar um comentário