sábado, 1 de junho de 2013

Modelo de Jogo 2


Em final de época e com vários balanços já realizados, pensei que seria pertinente falar de um tema que ando a cogitar há largos anos.

O que passa pela cabeça de um treinador quando é confrontado com um convite de um clube de um país ou região que desconhece?

Quais os factores a ter em conta na construção do seu modelo de jogo?

Será que condiciona os seus valores se adaptar o Modelo de jogo à cultura vigente da zona geográfica onde se situa o clube?

Foi com estes pensamentos que parti para a realização deste escrito, emitindo a minha opinião sobre um dos vários factores que implicam na construção do Modelo de Jogo.

Confesso que poderá ser um tema discutível com opiniões divergentes mas considero que a cultura de uma região tem ou pode ter influência sobre a construção de uma equipa de futebol.

Considero que na construção do Modelo de jogo há variáveis indissociáveis como as características de uma Região e do seu povo. O exemplo do F.C. do Porto começado nos anos 80 é disso exemplo. "Queremos Lisboa arder..." "Vamos ganhar aos Mouros..." são frases fortes que se impuseram como um grito de revolta contra o centralismo de Lisboa. Assim, criou-se a ideia que o Porto quando jogava representava toda a sua gente e todo o Norte contra o sul. Foi o princípio da sua emancipação. A frase "jogar à Porto" chegou a ser reconhecida como frase de campanha num clube rival... E o que era "jogar à Porto"? Ter uma equipa unida, com jogadores de qualidade técnica assinalável mas sobretudo com jogadores de qualidade humana superior e que entendiam que estavam a lutar, não apenas pelo clube, mas por uma região.

De certa forma foi o que aconteceu com a Barcelona. A frase "Barcelona, mais que um clube..." sintetiza a filosofia do clube. Quando joga, joga toda a Catalunha.

Assim, poderá dizer-se que as regiões mais periféricas, pelo facto de serem, geralmente, berço da Industria e, por conseguinte, terem mais operariado, influenciam os clubes?


Outros exemplos: Escócia. Alguém sabe o nome do clube da capital, Edimburgo?


E em Inglaterra, quem ganhou mais vezes? Clubes da Capital, como o Arsenal e Chelsea ou clubes de cidades mais industrializadas, como Manchester e Liverpool?
Concluo, afirmando que qualquer treinador que tenha que começar um trabalho sólido e que pretenda ter sucesso deve ter, obrigatoriamente, que considerar os aspectos sociais e culturais onde o clube está inserido.

Sem comentários:

Enviar um comentário